SEREMOS NÓS COMIDAS DE BURACO NEGRO?

Sim, ainda estou por este mundo!

Depois de ouvir, de alguns amigos, até de professores, coisas como “caralho, sabia que tem cientistas criando um buraco negro que vai engolir a terra?”, ou então “vão criar um buraco negro que vai destruir a terra, alguém tem que para isso”, resolvi escrever sobre isso. Cansei de dar respostas como “vamos torcer para que alguma autoridade entenda o perigo dessas pesquisas”, para não gastar tempo explicando tudo. Os estudos abaixo não fui eu quem fez, é obvio, só estou colocando de uma forma mais simples.

Pra introduzir o assunto, segundo a UFMG buraco negro é:

Uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que “produz” campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.

Mas diga logo Fábio, qualé a desse buraco negro?

É o seguinte, cientistas estão fazendo alguns experimentos no LHC (maior acelerador de partículas do mundo), com feixes de prótons (+), a 99,9% da velocidade da luz em direções opostas, para que eles se choquem. O acelerador é um túnel redondo de 27 km, então os prótons se chocam mais ou menos umas 40 milhões de vezes por segundo, isso pode gerar buracos negros.

Os buracos negros criados no LHC mediriam apenas 0,0000000000000001 centímetros e, não viveria número o dobro menor que o anterior de segundos. Respondida parte da questão.

Caso esses buracos se mantenham estáveis, o que será bem mais difícil de acontecer, ainda assim não estaríamos aqui para poder ver a terra ser devorada. Sem enrolar com números: Para um buraco desses chegar a um miligrama levaria mais tempo que a idade do universo inteiro.

 

Curioso: O buraco negro ‘puxa’ a toda a partícula por um caminho espiral, nesse exato momento nossa galáxia está girando em torno de um buraco negro com um diâmetro 130 vezes maior que o do sol.

Buraco Negro é uma “coisa,
que de negro tem tudo,
mas de buraco não tem nada.

Prof. Renato Las Casas (13/12/99).

E vo-lo disse!

 

 

Anúncios

5 Respostas

  1. Aham, legal o assunto, segundo li comentários dos cientistas do projeto eles afirmar mesmo que nao existe nehuma possibilidade de isso acontecer(a terra ser sugada pelo burraco), mas enfim, não sei se é isso mesmo, mas segundo li também dizem que com essas experiencias pode-se criar o que seria a materia do antes do big bang algo assim, nao me lembro mas, enfim eh isso, “O paradoxo de Hawking” e sem duvida muito bom.

  2. é, os cientistas usar para estudar a origem do universo, pois são regiões de altisssimas desnidades e vários outros fatores. Hawking propos um modelo a um buraco negro (núcleo, etc), mas sua teoria gera um paradoxo, nada se sabe por certo.
    [OFF] os estudos no LHC não param por aí, já foi dito que, estamos mais perto de viajar pelo tempo, do que as pessoas do ano 100 A.C. estavam, da invenção do motor.

  3. Perfeiro Fabio, Hawkins afirmou que esteve errado por 30 anos, inicialmente ele disse que qualquer informação ate mesmo a luz seria sugada pelos buracos negros e que a informação se perdia, entao recentemente ele disse que estava errado que a informação nao pode se perder ai entra aqueles esquemas de universos Paralelos que é para onde essas informações sugadas pelo buraco supostamente iriam.

  4. Dúvida:
    Cientistas afirmam que vai ser possível com grande liberação de energia criar um ambiente similar ao do Big Bang, como isso será possivel? serão anos antes, ou nano-segundos antes?

    abraço

  5. é impossível viajar no pro passado, é um paradoxo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: