Tocando o terror ;)

Olá caros leitores imaginários. Eu estava com muitas idéias para o post de estréia e não sabia sobre qual delas escrever, resolvi então, escrever um pouco sobre o ‘horror’, mais precisamente sobre o livro “Dança Macabra – Stephen King”. Não vou resenhar esta obra, pois no meu caso seria algo extremamente trabalhoso, pela falta de tempo. Bom, então aí vai:

Em Dança Macabra, King procura desvendar partes do psicológico que levam as pessoas a encontrar prazer no horror.

O horror funciona também como uma válvula de escape para emoções inconscientes. “É um convite para voltarmos a nossos instintos tribais e experimentar a sensação da selvageria”, diz o autor.

Na visão do escritor, os conflitos políticos e morais e as inquietudes tecnológicas de cada época tendem a influencia no o horror produzido no período. Os enredos podem ser metáforas de angústias reais do presente. Sugestão do mestre do horror para entender melhor: Vampiros de Almas (1956), de Don Siegel. Lançado no auge na Guerra Fria.

Podemos dividir o horror que é desencadeado nos livros, filmes, quadrinhos e outros meios de comunicação em massa, me dois níveis.

No primeiro, há o nível de horror explicito. Um exemplo é quando a menina Regan, em “O Exorcista”, vomita na cara do padre e se masturba com um crucifixo. O horror explicito pode ser feito em vários graus de refinamento artístico, sendo bom ou ruim, mas está sempre lá.

No outro nível, o trabalho do horror é mais potente, como diz o autor, “… é como uma dança, uma busca ritmada, em movimento”, e o que ela procura é o lugar onde o leitor ou espectador, viva seu nível mais primário.

O autor questiona: “O horror é uma arte?”. Neste segundo nível sim, ele alcança o estatuto de arte, pois procura algo para além do artístico. O verdadeiro horror artístico procura encontrar aquela sala em seu subconsciente, que até então você acreditava que apenas você sabia da sua existência.

No livro ainda é citado os 100 maiores filmes e os 100 maiores livros de horror de acordo com a classificação quanto à qualidade e ano. Como o livro foi publicado em 1981, talvez muitas das obras citadas não sejam conhecidas por leitores adolescentes. =P

Os títulos que me chamaram a atenção foram:

*O Encurralado (Duel) – Steven Spielberg – 1971

*Demência-13 (dementia-13) – Francis For Coppola – 1963

*Tubarão (Jaws) – Steven Spielberg – 1975

*O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre) – Tobe Hooper – 1974

*A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead) – Roger Corman – 1956

*O Exorcista (The Exorcist) – Willian Friendkin – 1973

Segue aí uma imagem de uma matéria para a revista veja on-line, não sei por certo o ano, mas Extermínio estava em cartaz. XD

pode ver a imagem no meu flickr também.


Achei uma definição (o problema das definições é o espaço que elas abrem para críticas, ¬¬) do medo na internet de um ponto de vista cientifico e, acho interessante expor:

O medo origina-se do contato do organismo com dois tipos de sinais de perigo: inatos e aprendidos. Os inatos dizem respeito àquelas situações que ao longo da evolução filogenética foram selecionadas como fontes de ameaça à sobrevivência de uma espécie. Um gato, ou simplesmente o odor deste animal, sinaliza perigo em ratos que jamais tiveram contato prévio com felinos. Outros estímulos podem passar a sinalizar perigo através de um processo de aprendizagem chamado condicionamento clássico de medo. Isto ocorre quando estímulos aparentemente inofensivos são associados a estímulos aversivos, especialmente aqueles que deflagram dor. Por exemplo, um animal passará a expressar medo diante de um som que tenha sido previamente associado com a apresentação de choques elétricos. Similarmente, crianças podem tornar-se amedrontadas na presença de uma pessoa ou algo que anteriormente lhe infligiu dor ou extremo desconforto. Finalmente, podemos adquirir novos medos, ao longo da nossa história particular, através de determinadas relações sociais também envolvendo aprendizagem do tipo associativa.

Viva meu primeiro post e o Grêmio também!

Anúncios

10 Respostas

  1. Ficou muito bom,gostei mesmo =D
    Só q estou sem inspiração pra comentar..uahaua
    beijão

  2. mas q honra fui a primeira a comentar =D

  3. Primeiramente, queria prabenizar o Sr. Fábio Negri, por tamanha dedicação a um blog, o qual seu retorno será somente em reconhecimento público e social, nada digamos assim, lucrativo, como prega nossa sociedade capitalista!
    Gostei muito amigo, um belo início, assunto envolvente e informativo. Até a próxima.

    By: MarloN _VIP_ [Grêmio]

  4. Olá nerd-migo, rs, como vai? certo, gostei do Post, ficou muito bom cara, bem assustador mesmo rs, nunca li nada do King apesar de saber de suas grandes obras, concerteza essa comentado por vc deve ser muito boa, t+

    Fique bem.

  5. Mas esses Negri tão muito intelectuais ultimamente. Nunca vi esse livro, mas já li outros do S. King e realmente são bons. Gostei principalmente do fechamento do post. Viva o Grêmio. \o/

  6. hmm…
    mto boa a iniciativa… ^^

    ficou mt bom, apesar d n ter lido ate o fim. Mas o pouco q li, pude notar que se trata de um assunto muito interessante.

    parabens Fabio.
    Abraços

  7. hehe… acabei de ler tudo… ficou bom mesmo…

    abraçO

  8. só to aqui pq sou amigo, pq nem ler eu li
    XD

  9. Grande começo!
    Vejo um estilo HBD em suas palavras expressas… (foi de onde se inspirou, aposto.)
    Mas parece ter futuro!
    espero outros posts…

    Abraço!

  10. Ficou muito bom o Post Sr Fáááábiooo =D
    gostei mesmo..Esses Negrii,sempre muito intelectuais 😀
    Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: